19 maio 2011

Sindrome do pensamento acelerado

Síndrome do pensamento acelerado

Você está estressado? Se irrita com pouca coisa, não consegue relaxar, nem dormir direito?
Cuidado! Você pode estar sofrendo de Síndrome do Pensamento Acelerado (Spa).
É uma doença moderna, que atinge principalmente pessoas que moram em cidades grandes.
Cerca de 25% dos paulistanos sofrem desse mal.

A velocidade do pensamento, que já se tornou comum na correria do dia-a-dia, pode provocar ansiedade e deteriorar a qualidade de vida. Isso pode acabar causando a síndrome.

Os portadores desse problema lutam para conquistar algo, mas quando conseguem, logo perdem o prazer. Amam o desafio, mas não sabem desfrutar o pódio. Detestam a rotina, estão sempre em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação. Contudo, não têm uma emoção contemplativa e estável, pois ela é continuamente torpedeada pela avalanche de pensamentos que produzem.

Uma edição como a do jornal 
New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum poderia incorporar. Precisaríamos de mil anos para receber o que se produz em um mês no mundo. Muitos escritores, jornalistas, profissionais liberais possuem a Spa. Raramente um executivo não a tem.
Sintomas:
Irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, sentimento de insuficiência.
Causas:
Excesso de estímulos do mundo moderno. A cada 10 anos, dobra o número de informações no mundo. A grande quantidade de informações, associada a preocupações sociais, busca compulsiva de necessidades que nem sempre são prioritárias e intensa atividade profissional.
O que acontece:
Uma característica básica da síndrome Spa é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Por pensar excessivamente, os portadores dessa síndrome roubam energia do córtex cerebral, que é a camada mais evoluída do cérebro. A energia do córtex deveria ser utilizada nos órgãos do corpo, como musculatura. Assim, sentem uma fadiga impressionante.
Como tratar:
Para evitar ou tratar a Spa é preciso um novo estilo de vida. Torna-se necessário treinar a emoção para desacelerar os pensamentos e se tornar uma pessoa estável, feliz e tranqüila.

Assista ao vídeo:
- acesso por 
modem 
- acesso por 
banda larga 

Para entendermos melhor o que é essa síndrome, Ana Maria recebeu o psiquiatra Augusto Cury.

Uma das profissões que são consideradas das mais estressantes é a do publicitário.
Recebemos no programa um dos publicitários mais conhecidos do Brasil: Agnelo Pacheco.
Ele confessa ser uma vítima da Spa.

Assista ao vídeo:
- acesso por 
modem 
- acesso por 
banda larga 
Dr. Augusto Cury
Fone: (17) 3341-8212
 Postagem:José Alberto.
Enviado por: Ariel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário